quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Bad e o fim da parceria com Quincy Jones

Após longa espera,em 1987,Michael lança um novo álbum:é a vez de Bad,o último trabalho de Michael com o produtor Quincy Jones.Quando o astro morreu,Quincy deu um emocionado depoimento:"Estou completamente devastado com essa notícia.Não tenho palavras.A divindade uniu nossas almas e permitiu que fizéssemos o que fizemos.Até hoje sua musica é tocada em todos os cantos do mundo,e o motivo para isso é que ele tinha tudo...talento,graça e profissionalismo.Perdí meu irmãozinho hoje e parte da minha alma se foi com ele".
Acompanhado de vários videoclipes com a qualidade de sempre,Bad estourou.As batidas eram urbanas e misturavam guitarras elétricas com um Jazz-Funk suave.Nas letras,surgiam os primeiros desabafos do cantor com relação à exposição decorrente de seu sucesso.
Além da faixa título "Bad",novos hits se seguiram,como as canções "I Just Can't Stop Loving You" (com a estreante Siedah Garrett),"The Way You Make Me Feel","Man In The Mirror" e "Dirty Diana".Bad quebrou outros recordes:foram nove canções lançadas como compacto e cinco delas (citadas acima) chegaram à primeira posição nos Estados Unidos.Foi a primeira vez que um artista colocou cinco canções de um mesmo álbum em primeiro lugar.
Para a mídia especializada,o álbum era pouco ousado e uma decepção se comparado a Thriller (1982) ou Off The Wall (1979).Em contrapartida,o público respondeu bem e fez de Bad um grande sucesso.
Na cerimônia do Grammy Awards de 1988,Michael,apesar de uma performance lendária cantando "The Way You Make Me Feel" e "Man In The Mirror",não ganhou nenhum prêmio,o que o deixou muito descontente.Após a cerimônia,o astro comentou:"Julgaram a minha aparência,não minha música".No ano seguinte ele levaria para casa um Grammy pelo videoclipe de "Leave Me Alone". 

Bad


Depois de Thriller,Jackson adiou o lançamento de um novo disco por várias vezes.Somente em 1986 o público conheceu uma das canções selecionadas para fazer parte do que seria o álbum Bad.A canção "Another Part Of Me" fazia parte da trilha-sonora do filme Captain Eo,produzido por George Lucas e Francis Ford Coppola.Michael estrelava o curta-metragem filmado todo em 3D para a Disney ao custo de um milhão de dólares por minuto.Até 1998,o filme ainda era exibido em parques temáticos da companhia.

Obras de caridade

Alguns pensam que a carreira filantrópica de Mike começou com o projeto USA For Africa,mas,na realidade,o astro há muito tempo doava imensas quantias em dinheiro para caridade.
Em 1984,Mike reverteu todos os lucros da turnê do álbum Thriller para obras assistenciais.Ele havia feito o mesmo com a turnê Victory,com o The Jacksons,que consistiu em 55 concertos por cidades dos Estados Unidos e Canadá.A Dangerous World Tour também teve seu lucro revertido para os necessitados.Em 1999,ele realizou  o projeto Michael Jackson & Friends,uma série de concertos beneficientes que contaram com a participação de Slash,The Scorpions,Boyz II Men,Mariah Carey,Pavarotti,entre outros.
Em 1992,o astro criou a Heal The World Foundation.A fundação ajudava milhões de crianças ao redor do mundo ameaçadas pela guerra,fome e doenças.Depois da morte de seu amigo Ryan White que foi vítima de HIV,Michael lançou o single "Gone Too Soon",e chamou a atenção do mundo para pesquisas sobre a cura da AIDS.
O ex-guarda-costas de Mike,Matt Fiddes,disse:"Ele era um sujeito carinhoso,que fazia de tudo para ajudar os doentes.Uma noite,em Londres,ele quis ver pessoas sem-teto.Mandou uma porção de pizzas em segredo.O cara tinha um bom coração".
Além de manter 39 centros de caridade,Mike doou milhões de dólares durante toda sua carreira a várias causas beneficientes,entrando,em 2000,para o Livro Guinness dos Recordes como o artista que mais ajudou pessoas no mundo.

"We are the world"

Em 1985,Mike se uniu a Lionel Richie e Quincy Jones na missão de arrecadar fundos para a campanha USA for Africa.A ideia era gravar uma canção cujos lucros seriam revertidos para reduzir os índices de mortalidade pela fome no continente africano.Lionel compôs,no piano,a melodia e Mike escreveu a letra.O resultado eles chamaram de "We Are The World".Para gravar a canção,Quincy Jones convidou 44 celebridades da musica,incluindo Bruce Springsteen,Tina Turner,Ray Charles,Cyndi Lauper,Billie Joel,Diana Ross,Bob Dylan,Stevie Wonder,entre tantos outros.
O único detalhe que não deu certo na gravação foi o dueto entre Mike e Prince.Embora nunca tenha gostado de Prince,o rei do pop se dispôs a fazerum dueto com ele,já que  os fins eram nobres.Prince,porém,não apareceu para a gravação,se oferecendo mais tarde para participar em um trecho tocando guitarra.Quincy Jones disse a ele que era tarde demais.
Michael ganhou dois Grammys por "We Are The World":"Canção do ano" (com Lionel Richie) e "Gravação do ano" (com Quincy Jones).A canção recebeu também outros dois prêmios na cerimônia.O sucesso de "We Are The World" colocou em evidência para o mundo inteiro algo que Mike ja fazia havia tempo:se sensivilizar com a dor alheia e ajudar o próximo.O projeto arrecadou,na época,cerca de 200 milhões de dólares.

O vício em analgésicos

A partir do acidente durante o comercial da Pepsi,Mike começou a usar analgésicos para se livrar das dores que sentia.Infelizmente,outras doenças vieram a tornar esse consumo uma dependência.No fim dos anos de 1980,o dermatologista Arnold Klein diagnosticou que o astro tinha vitiligo e lúpus discóide.O lúpus causava dores excruciantes que obrigaram Mike a usar analgésicos cada vez mais fortes,chegando até mesmo ao Demerol e à morfina.
Em uma de suas músicas,cujo título é simplesmente "Morphine",Michael extravasa o peso do vício num ritmo bem duro e agressivo:"Confie em mim,ponha toda a sua confiança em mim,você está tomando morfina (...) Relaxe,isso não vai te ferir,antes que eu injete,feche seus olhos e conte até dez. (...) Demerol,Demerol,Oh,Deus,ele está tomando Demerol. (...)Você se senta no chão,você não diz nada,você está tomando morfina. (...) Eu estou me acabando,baby,você está dizendo Morfina".
Após a morte de Mike,a babá dos seus três filhos,Grace Rwaramba,contou detalhes dos dezessete anos em que trabalhou para o astro.Disse que ele era viciado em uma mistura de remédios e que algumas vezes precisou fazer lavagens estomacais por conta disso.Demerol e morfina,as substâncias citadas na canção,provocam,entre outros efeitos,distúrbios no raciocínio.Durante a vida,Mike se internou várias vezes para se livrar do vício.Em uma dessas ocasiões,em 1993,ele disse que no início usava os medicamentos com moderação,mas que acabou aumentando a dose porque as acusações de assédio sexual o consumiram.
Ao que tudo indica,a necessidade crescente de algo que aliviasse suas lancinantes dores físicas levou nosso Applehead à morte no dia 25 de Junho de 2009.

O acidente da Pepsi


Em 27 de janeiro de 1984,enquanto gravava um comercial como garoto-propaganda da Pepsi,Michael sofreu um acidente que iria marcar violentamente a sua vida.
O cabelo do astro foi incendiado por fogos de artifício e seu couro cabeludo sofreu queimaduras de segundo grau.Bob Girardi lembra:"Enquanto seu cabelo estava em chamas,ele tentava tirar o paletó.Talvez ele achasse que a roupa também havia pegado fogo.Mas ele girou muito rápido duas vezes e apagou o fogo com a própria força da sua velocidade".Um de seus seguranças foi o primeiro a socorrê-lo:"Bati minha mãos pelo corpo de Michael e corrí os dedos peloseu cabelo.Fiquei com os dedos queimados por causa disso".
Michael foi liberado do hospital um dia depois da internação,mas,para se livrar das dores causadas por este acidente,dores que o incomodaram por vários anos,o astro contou com a ajuda de vários analgésicos nos quais acabou,com o tempo,se viciando.
A Pepsi pagou a Mike uma indenização de 1,5 milhão de dólares.

Michael E Paul

Michael Jackson e Paul McCartney se conheceram numa festa em que o ex-beatle cantou "Girlfriend" dizendo:"Escreví esta musica para você Michael".De fato,a canção que quase serviu de título para o álbum Off The Wall foi escrita por Paul e Linda especialmente para o astro americano antes mesmo que eles tivessem se encontrado pessoalmente.
Mais tarde,após o sucesso da faixa "The Girl Is Mine",um segundo dueto entre Mike e Paul chegou às lojas em tempo para o Natal de 1983 e,é claro,tornou-se um sucesso instantaneamente:"Say,Say,Say".
Infelizmente,uma sucessão de complicações profissionais fizeram com que os dois acabassem por se desentender.Mike,seguindo uma carreira empresarial de visão,comprou os direitos autorais do catálogo Northern Song,que continha musicas dos Beatles e de Elvis Presley,entre outros.Paul não concordou com o uso comercial que Michael fez de algumas canções,a partir de então,a amizade entre os dois ficou seriamente abalada.Yoko Ono,ao contrário de Paul,considerava o uso que Michael fez das músicas dos Beatles bastante prudente.De qualquer maneira,o ex-beatle lamentou publicamente a morte do rei do pop dizendo:"Sempre me lembrarei com carinho do tempo que passamos juntos".

Histórias engraçadas – Bubbles

 Jermaine Jackson: Ele tinha seu próprio berço de madeira abaixo da escada em espiral, mas ele só dormia lá quando seu traseiro ficava realmente cansado. Na maioria das vezes, Bubbles dormia na cama, sob o edredom, e Michael dormia no chão em um saco de dormir. Eu acho que é justo dizer que ele era o macaco mais bem guardado de toda a Califórnia, se não for América. Bubbles usava Poison de Christian Dior.
Michael sempre queria que ele cheirasse bem e tivesse boa aparência. Quando Mãe sente aquele perfume em alguém hoje, ela vai sussurrar, “Cheira como aquele velho macaco!” Ele tinha até seu próprio guarda-roupa, cheio dos mais recentes modelos para um garoto de dois ou três anos de idade. Uma vez, nos últimos anos, quando meu filho Jeremy estava começando a andar, eu peguei algumas roupas do banheiro e o vesti. Quando Mãe o viu, ela disse, “Você está usando as roupas do Bubbles!” Eu odiava admitir que o Bubbles tinha o melhor guarda-roupa.


Histórias engraçadas de Michael – Michael e sua luva



“Durante um comercial da pepsi Michael teve de ir ao banheiro
“tudo bem, use o meu” ofereceu o diretor, “não se preocupe, só vai levar um minutinho” disse Michael
30 segundos depois, um grito vindo do banheiro assustou todo mundo
“meu Deus, o que foi?” o diretor gritou, “Michael, Michael! tudo bem aí?”
quando ele abriu a porta Michael saiu devagarzinho e disse “eu deixei cair a minha luva”
(ele disse envergonhado.)
“onde?” perguntou o diretor
“ali dentro” Michael mostrou, encabulado e apontou para a bacia sanitária, onde tinha uma luva branca, com um anel de diamante costurado flutuando
“a tudo bem” o diretor disse, tentando não cair na gargalhada. “alguém aí tem um cabide ou outra coisa, para pescar a luva do Michael?”
saiu todo mundo atrás do cabide…até que Mike gritou: “ah, quer saber!? esqueça”. enfiou a mão na bacia e tirou a luva. “alguém tem um secador?”
Duda Jackson

Histórias engraçadas de Michael – “Não sei fazer manobras!!”

‘No começo da noite, na casa de um amigo, Michael e alguns músicos faziam improvisos musicais, quando decidiram comprar alguns petiscos para comerem, já que iriam entrar madrugada a dentro. Michael rapidamente se prontificou em ir ao supermercado e foi logo contrariado. Poderia chamar muita atenção e criar um tumulto desnecessário. Ele então disse que só iria depois da meia-noite, e usaria o carro de um dos amigos. Todos concordaram que dessa forma seria melhor. Logo após a meia-noite, Michael e a dona da casa saíram, com ele ao volante. No caminho, ela comentou que tinha sido acertada a decisão dele, de saírem mais tarde, quando haveria poucas pessoas na rua. Michael rindo, comentou: -Na verdade eu quis vir a essa hora porque não sei fazer manobras (balizas). Certamente o estacionamento do supermercado estará vazio e poderei estacionar sem problemas!’
Duda Jackson


Histórias engraçadas de Michael – “Será que algum dia, alguém vai me pedir documentos?”

Michael tinha o hábito de nunca sair de casa com a carteira de documentos. Ao ser perguntado por um amigo o porquê desse hábito, Michael argumentou:
- Será que algum dia, alguém vai me pedir documentos, vai perguntar o meu nome para saber quem eu sou?
O amigo ficou sem resposta.
                                                                                                  Duda Jackson