domingo, 3 de fevereiro de 2013

A guitarra de Joe

Joe e Katherine sabiam que a musica era uma maneira de manter a família unida em uma vizinhança em que gangues recrutavam crianças de todas as idades.Dessa forma,os filhos costumavam acompanhar os ensaios da banda.
Tito observava tudo o que acontecia com o máximo interesse.Ele aprendia saxofone na escola,mas sentia uma grande vontade de tocar guitarra como seu pai.Curiosamente,tito,ao crescer,se tornou fisicamente muito parecido com Joe.
A vontade de tocar cresceu e Tito começou a pegar a guitarra escondido até mesmo de sua mãe.Ele se juntava a Jackie e Jermaine,iam para o quarto e ligavam o rádio ou o pequeno gravador portátil para poderem tocar e cantar juntos.Michael tinha na época quatro aninhos e podia observar os irmãos,desde que prometesse não contar nada a ninguém.
Um dia,a mãe os pegou com a boca na botija,ou melhor,com as mãos na guitarra.Ela deu uma bronca nos meninos,disse que não iria contar nada ao pai,mas pediu que tomassem cuidado.Katherine sabia que a guitarra fazia com que eles não saíssem com más companhias e por isso não quis tirar deles algo que os mantivesse por perto.
Os meses foram se passando até que,certo dia,Tito quebrou uma corda da guitarra de Joe e todos entraram em pânico.Não dava tempo de consertar antes que o pai voltasse e,além do mais,nenhum deles sabia como fazer isso.Guardaram a guitarra no armário e rezaram para que o pai achasse que a corda havia se quebrado sozinha.
Quando Joe voltou e descobriu a corda rompida,espancou Tito sem piedade.Depois entrou no quarto em que o filho chorava,estendeu a guitarra e disse:"Vamos ver do que você é capaz!".
Tito se acalmou e começou a tocar algumas sequências que havia aprendido sozinho.Mesmo com medo,os irmãos acompanharam Tito cantando.Naquele momento,Katherine entrou no quarto e elogiou o talento dos meninos.Joe ficou muito impressionado com a musicalidade dos filhos,e imediatamente pensou em montar um grupo.

The Falcons


Na pequena casa dos Jackson havia musica o tempo todo.
O tio de Michael,irmão de Joe,tinha oito filhos.Quando se juntavam os seus oito com os nove de Joe e Katherine,eles formavam uma enorme família.Sempre com pouco dinheiro naquela época,a musica era sua diversão.E a diversão logo se tornaria trabalho.
Joe,seu irmão Luther e outros três amigos decidiram formar um grupo chamado The Falcons,que acabou se tornando uma banda local de R&B.Tocavam grandes hits de rock e blues como os de Chuck Berry,Little Richard,Otis Redding,entre vários outros.Todos aqueles estilos eram incríveis e tiveram grande influência nos irmãos Jackson.
A banda The Falcons tocava pela cidade toda e também em colégios e clubes próximos ao norte de Indiana e Chicago.Nos ensaios que aconteciam na pequenina casa em que Michael e seus irmãos moravam,seu pai tirava a guitarra do armário e a ligava no amplificador que ficava no porão.Ele sempre amou rhythm'n'blues (R&B) e aquela guitarra era seu orgulho.O armário no qual ela ficava guardada era quase como um santuário.Nem é preciso dizer que os filhos estavam terminantemente proibidos de abri-lo

Educação Amorosa

A mãe de Michael,Katherine,transmitiu aos filhos lições muito diferentes das do pai.O lema de Katherine era bondade,amor,consideração ao próximo.Ela sempre os ensinou a não machucar as pessoas,a nunca pedir algo que pudessem conseguir por si mesmos e a nunca viver à custa dos outros porque isso era muito triste.Esse ensinamento,em particular,marcaria o pequeno Michael:em sua vida adulta,o astro sempre se preocupou em ajudar aqueles que,por um motivo ou outro,acabavam por depender da ajuda de estranhos.
Uma das memórias de infância que Michael guardaria se refere ao comportamento caridoso de sua mãe.Certa manhã,quando ainda moravam na minúscula casa em Gary,um homem ensanguentado bateu à porta de várias casa pedindo ajuda.Apenas Katherine não teve medo,abriu a porta para o homem ferido e cuidou dele sem nada perguntar.Ao ver a bondade de sua mãe,Michael pensou que todos deveriam ser como ela.
Como Testemunha de Jeová praticante,Katherine transmitiu ao filho valores dos quais também faziam parte uma grande repressão sexual e um puritanismo que iriam acompanhar o astro por toda a sua vida.

                   Educação á base de medo

A maneira de Joe educar os filhos era bastante rude:ele usava o terror psicológico e a violência física.
Em certa noite de muito calor,Michael e seus irmãos deixaram a janela do quarto aberta.Joe vestiu uma máscara e entrou no quarto acordando os filhos aos berros para ensiná-los a não deixar a janela aberta,pois um ladrão poderia entrar.Por conta desse episódio,durante anos e até mesmo depois de adulto,Michael teve pesadelos de que era sequestrado ou atacado durante o sono.
Mais tarde,numa entrevista,Joe diria:"Tenho uma filosofia sobre como criar meus filhos.Fui tratado com severidade quando era pequeno e,por causa disso,consegui realizar muitas coisas.E meus filhos também foram criados com severidade e veja o quanto eles realizaram.Acho que os filhos devem ter medo dos pais.É bom para eles terem medo da gente".
Michael por sua vez,comentou como se sentia a respeito desse método:"Eu odiava meu pai.Nunca encostei um dedo em meus filhos porque não quero que eles sintam por mim o que eu sentia por ele".

Uma Casa Minúscula


Todos viviam juntos em uma minúscula casa de dois quartos em Gary.O espaço era insuficiente para uma família de onze pessoas,não havia nenhum conforto e até mesmo dormir era uma operação complicada:as meninas dormiam na sala,os meninos num dos pequenos quartos e o casal Jackson no outro.Durante o inverno,como a casa não tinha um sistema de aquecimento ,todos se amontoavam na cozinha,onde o fogão,com a porta do forno aberta,ficava ligado a noite toda.
Ao voltarem a Gary anos depois,todos ficaram surpresos ao ver como a casa era pequena.Michael se lembrava dela maior,mas,ao entrar pela porta da frente,constatou que era só dar cinco passos para sair pela porta dos fundos.Michael diria mais tarde:"Você enxerga as coisas de uma perspectiva muito diferente quando é criança".
A família grande e pobre era sustentada pelo pai Joe,que trabalhava como operário em uma usina siderúrgica e nas horas vagas tentava a carreira musical em vários grupos,sem nunca ter obtido um sucesso significativo.Para ajudar no orçamento da família,a mãe de Mike,passou a trabalhar numa loja de departamentos.
                    Joseph E Katherine

O pai de Michael,Joseph Jackson (também conhecido como Joe),nasceu em 1929 no estado americano de Arkansas.Já a mãe do Mike,Katherine Scruse,era natural do estado do Alabama e nasceu em 1930.
Casaram-se em 1949 e,no ano seguinte,nascia Irma Maureen (cujo apelido era Rebbie),a primeira dos nove filhos que o casal teria.Em seguida vieram,nessa ordem,Jackie,Tito,Jermainie,LaToya,Marlon,Michael,Randy e Janet.
Michael Joseph Jackson,o sétimo filho do casal Joe e Katherine,nasceu em 29 de agosto de 1958,na cidade de Gary,estado de Indiana,Estados Unidos.