domingo, 10 de fevereiro de 2013

Thriller,o álbum do século

Desde criança,Michael aprendeu a pensar grande e a estipular metas:seu desejo seguinte era fazer um álbum que ultrapassasse suas vendas anteriores e marcasse a historia da musica.Quando o álbum Off the wall recebeu só um Grammy,Michael chorou muito e disse a sua irmã Janet:"Vocês vão ver.No próximo disco que eu fizer...eu vou mostrar uma coisa a eles!".Dessa forma,o astro trabalhou duro para que Thriller se tornasse muito mais que um mero álbum - e era ele quem mais acreditava no potencial do disco.
A parceria entre Michael Jackson e Quincy Jones alcançou toda sua capacidade musical em Thriller.O álbum,lançado em 1982,trazia a mistura ousada de ritmos como rock,pop e rhythm'n'blues.Apesar de coeso,havia faixas com personalidade própria,capazes de se tornarem hits facilmente como "The Girl Is Mine" (Em parceria com Paul McCartney),"Billie Jean","Beat It" (Com Eddie Van Halen na guitarra),"Wanna     Be Startin' Something","Human Nature" e,claro,"Thriller".
Michael sintetizava o sucesso de Thriller em dois ingredientes básicos:talento e autoconfiança.
Nos meses que se seguiram ao lançamento,o álbum se tornou uma sensação mundial,influênciando não somente a musica,como também a dança,a moda e o comportamento de toda uma geração.
O álbum conquistou 8 premios Grammys,7 American Music Awards,ficou 37 semanas na primeira posição dos discos mais vendidos dos Estados Unidos e inacreditáveis dois anos tocando nas rádios seguidamente.Thriller estampou a capa do Livro Guinness dos Recordes como o álbum mais vendido de todos os tempos.
Ao final de 1984,Thriller já havia conquistado 94 prêmios.O album marcou,para sempre,a história da musica:depois de tanto esforço,o sonho de Michael havia se concretizado.Após a morte do rei do pop,um novo capítulo se abriu para a história do álbum:suas vendas não param de aumentar a cada minuto.

A cozinheira brasileira

Na década de 1980,a brasileira Raimunda Vila Real,mais conhecida como Remy,começou a trabalhar como cozinheira para Michael:"Ele gostou da minha comidinha".O astro havia se tornado vegetariano na adolescência para amenizar seu problema de acne,portanto não comia qualquer coisa.
Durante muitos anos,Remy cuidou de Michael como um filho."Eu contava histórias.Ele ria porque pensava que eu achava que ele era criança.Então,se fazia de criança e eu aproveitava para dizer que ele era o meu bebê.Eu dizia que ele tinha que comer toda a comida,senão mamãe ficava muito triste.Ele ria e comia".Mas nem tudo era cor-de-rosa em torno do astro:"A alegria dele não dava para ver porque a tristeza não permitia",diz Remy.
Diante da morte de Michael,Remy hoje aposentada e morando em Los Angeles,desabafou:"Eu não aceito viver num mundo sem Michael Jackson".

Mulheres poderosas,amigas de Michael

Ao longo de sua vida,Michael manteve amizade com figuras maternas,mulheres fortes e poderossas como Diana Ross,Elizabeth Taylor,Katherine Hepburn,Jane Fonda,Liza Minelli e até mesmo Jacqueline Kennedy Onassis,com quem se encontrou algumas vezes.
Especula-se que essa preferência do astro se devia a uma tentativa de substituir a imagem da mãe,sempre submissa e humilhada pelo pai,por uma imagem materna mais poderosa e,portanto,capaz de oferecer a ele não só o carinho,como proteção.

ET

Depois de lançar mais um disco com os Jacksons em setembro de 1980 e cumprir uma apertada agenda de divulgação que incluía especiais no rádio e uma sequência de 39 espetáculos pelos Estados Unidos,Michael tinha pouco tempo para gravar o album que sucederia Off the wall.Ainda assim,aceitou o convite di cineasta Steven Spielberg para narrar a historia do filme ET,O Extraterrestre (1982) em um disco que ainda incluiria a canção inédita "Someone In The Dark".
Michael resolveu trabalhar nos dois projetos simultaneamente,o que gerou desconforto na Sony Music.Essa decisão não surpreendeu a amiga Elizabeth Taylor;que certa vez,falando sobre o astro disse:"Michael é o próprio ET:ele não é deste planeta".
O disco narrado por Michael seria distribuído pela MCA Records no mesmo mês em que a gravadora tinha agendado o lançamento de Thriller.A Sony entrou na justiça e conseguiu adiar o projeto.Enquanto isso,Michael concluiu as grvações de Thriller.O album foi lançado em novembro de 1982,depois de vários adiamentos.