terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

A Motown chama para uma audição

Uma das pessoas que haviam assistido ao Jackson 5 no Teatro Apollo sugeriu que eles se apresentassem no programa The David Frost Show,em Nova York.O Jackson iriam aparecer na TV!Era o maior desejo deles.Deveriam viajar dentro de alguns dias.Michael não via a hora de isso acontecer.
Certa tarde,porém,o pai anunciou que a viagem a Nova York tinha sido cancelada.Todos ficaram chocados.Estava quase chorando:bem na hora em que achavam que nada mais poderia dar errado?Que finalmente dariam o maior salto de suas carreiras?Michael e os irmãos se perguntaram:"Como podem ter feito isso com a gente?O que estava havendo?Por que o sr. Frost mudou de ideia?".
Foi então que Joe disse:"Eu cancelei a apresentação na TV!".Todos olharam para o pai sem entender nada."A Motown ligou!",completou Joe.Foi uma festa!

O primeiro disco Jackson 5

À espera de um telefonema
Após a apresentação no Teatro Apollo,Joe manteve os ouvidos e todos voltados para o telefone.Ele e Katherine haviam estipulado regras para o uso do telefone em casa:cada filho só poderia ficar cinco minutos no aparelho.No entanto,aqueles dias foram diferentes.Todos tinham de manter a linha telefônica desocupada,caso alguma gravadora quisesse entrar em contato com o grupo.

Teatro Apollo

Pode-se dizer que o sucesso do Jackson 5 realmente se consolidou quando eles se apresentaram no famoso Teatro Apollo,no bairro do Harlem em Nova York.
Joe sabia que naquela cidade havia muito mais pessoas do ramo de gravação e músicos profissionais do que em Chicago.Como dizia a famosa canção,se conseguissem fazer sucesso em Nova York,então poderiam estourar em qualquer lugar do mundo.Era isso que uma vitória no Teatro Apollo significava para o Jackson 5.
Naquele dia,os Jackson chegaram ao Apollo,na 125th Street,cedo o bastante para fazer um tour pelo teatro.Entraram e olharam todas as fotos das pessoas que já haviam tocado lá,tento negros como brancos.O gerente terminou mostrando aos irmãos o camarim do grupo.
A reputação deles era tão boa que o Teatro Apollo os colocou direto nas finais do Superdog,mesmo sem passarem pelas competições preliminares.
Antes de se apresentar,Michael ficava nos bastidores,atrás das cortinas (que para ele não cheirava bem),observando todos os que saíam suados do palco.Enquanto isso,os irmãos se distraíam no andar de cima,comendo e conversando.
Alguns dos artistas participantes usavam aqueles lindos sapatos de verniz que mudavam de cor de acordo com o reflexo das cores e das luzes.O sonho de consumo do pequeno Mike era ter um par de sapatos de verniz como aqueles,exatamente iguais aos que Jackie Wilson usava nos palcos.
Ali na coxia,encolhido,Michael absorvia cada detalhe.Mais tarde,ele afirmaria:"Não dá pra ensinar a alguém o que aprendí observando.Minha educação veio do palco!".
A apresentação histórica no Teatro Apollo,como sempre,foi coroada de êxito.O Jackson 5 saiu vencedor e ovacionado pela platéia.Tendo conquistado Nova York,nada mais poderia impedí-los de conquistar o mundo!

James Brown e Jackie Wilson

Era hábito de Joe assistir a todo tipo de show que pudesse lhe trazer alguma ideia para usar com os filhos.Ao voltar para casa,o pai contava o que tinha visto e se punha a adaptar aquelas ideias ao estilo do grupo.Joe disse a Michael que ele deveria tentar dançar num pé só,como ele havia visto certo cantor fazer.O nome desse cantor era James Brown.
Pouco depois,ao participar de festivais em que muitos grupos e cantores se apresentavam,Michael teve contato com vários artistas da época,entre eles o próprio James Brown.Michael observava cuidadosamente aqueles astros porque queria aprender o máximo possível.Olhava seus pés,o jeito que faziam com os braços,como seguravam o microfone,sua expressão facial,como interagiam com a platéia,enfim,todos os detalhes.
Dentre os astros a que Michael gostava de assistir estavam James Brown (considerado por ele um rei),Jackie Wilson,os O'Jays,entre tantos outros.Michael dizia:"Eles sabiam como entreter aquela platéia!Devo ter aprendido mais assistindo Jackie Wilson do que com qualquer outra pessoa".

Influência

No verão de 1968,a família Jackson conheceu a música de um grupo que iria influenciar decisivamente seu som e sua carreira.Esse grupo não tinha o mesmo sobrenome,eram negros e brancos,homens e mulheres e se chamava Sly and the Family Stone.Teve incríveis sucessos com o passar dos anos como "Dance to the Music","Stand" e Hot Fun in the Summertime".
Os Jackson ouviam essas musicas diretamente do rádio e nunca se cansaram de dizer o quanto o Sly and the Family Stone deu a eles ainda mais vontade de continuar no caminho da música.

Criança trabalhando como gente grande

Ao relembrar sua infância,apenas uma palavra vinha à boca de Michael:trabalho.Ele foi uma criança que trabalhou como um homem e mais tarde foi um homem que perseguia essa infância perdida,muitas vezes se assemelhando a uma criança.
Michael adorava cantar e dançar;a cumplicidade que sentia junto aos irmãos no palco dava a ele muita alegria.Apesar disso,o ritmo de trabalho imposto pelo pai ultrapassava todos os limites.Às vezes,o menino ficava muito cansado e não rendia nos ensaios.Nessas ocasiões,o cinto de Joe continuava entrando em ação __ e não apenas o cinto:fios de cobres,cordas,até mesmo o fio da geladeira,enfim,o que estivesse à mão de Joe era usado para manter os filhos na linha.
Quem via o pequeno Michael o julgava uma criança alegre e extrovertida.Ninguém poderia imaginar que o menino era criado para agir assim publicamente e que,na intimidade,era bastante tímido.O medo que Michael e os irmãos sentiam do pai e o desejo de agradá-lo faziam com que eles o obedecessem cegamente.

Dinheiro jogado no palco

O primeiro show profissional dos irmãos Jackson foi numa boate da cidade natal,MR. Lucky's,em Gary.Na primeira apresentação,ganharam pouco mais de seis dólares.A partir de então,conforme o sucesso foi crescendo,a platéia jogava moedas e notas no palco que os pequenos recolhiam e enfiavam nos bolsos.
Michael disse que,certa vez,seus bolsos pareciam que iriam rasgar de tanto dinheiro que havia enfiado neles.Katherine não gostava disso e,quando voltavam para casa,sempre lembrava aos meninos que o dinheiro não era o mais importante na vida,mas sim os valores espirituais.
Nesse ponto,Joe gerenciava os filhos por completo.Isso fez com que ele passasse a trabalhar na siderúrgica apenas um turno de meio período.
Katherine ficou preocupada quanto à estabilidade financeira da família,poia,apesar de confiar plenamente no talento dos filhos,não pensava que aquela atividade pudesse se tornar um sustento em tempo integral.Ela também não achava recomendável que os meninos frequentassem certos ambientes.
Ela ficou ainda mais preocupada quando Joe contou que tinha conseguido para os filhos um trabalho na boate Mr. Lucky's.O grupo era forçado a passar fins de semana em Chicago e em outros lugares tentando ganhar o maior número de shows amadores e essas viagens eram caras,por isso o emprego na Mr. Lucky's parecia uma boa oferta.Katherine,embora ficasse feliz pelos prêmios,atenções e dinheiro que os filhos conseguiam,por outro lado se preocupava com eles,especialmente com Michael:"Essa vida é muito puxada para uma criança de nove anos".
Estar na Mr. Lucky's significava pela primeira vez na vida ter um show inteiro para fazer (cinco musicas por noites e seis noites por semana) e se Joe conseguisse arranjar um show para ocupar a sétima noite dos meninos,ele arranjaria.

A escolha do nome

Joe estava num shopping conversando com a amiga Evelyn Leahy enquanto os meninos se apresentavam.Foi ela quem disse a Joe:"Por que você não os chama simplesmente de Jackson 5?Parece um nome moderno".Joe que sempre foi muito inteligente para gerenciar a carreira dos filhos,concordou com Evelyn.Assim nasceu o nome de um dos grupos mais famosos de todos os tempos.

Os shows de talentos

Os Jackson participaram de muitos shows de talentos,nos quais o grupo cantava musicas conhecidas de rádio ou canções que seu pai sabia que eram clássicas.Em algumas dessas apresentações,o arranjo era modificado;Joe fazia questão que ele ficasse melhor que o original.
Para Michael e seus irmãos,esses shows foram uma espécie de educação profissional.Muitas vezes,viajaram quilômetros e mais quilômetros para cantar uma ou duas musicas e torcer para que o público não ficasse contra eles por serem de outra cidade.Claro que os artistas locais sempre tiveram seus fãs;sendo assim,quando os Jackson saíam de seu território e entravam no de outros,o sucesso se tornava mais difícil e ,por isso mesmo,mais valioso.
Nessas apresentações,eles competiam com pessoas de todas as idades e habilidades,desde comediantes e mágicos até dançarinos e cantores como eles.Tinham de conquistar a platéia e se empenhavam muito para isso.As roupas,os sapatos,os penteados,a coreografia,tudo tinha de estar do jeito que Joe havia planejado,senão os meninos já sabiam que muitas surras os esperavam.Talvez até por isso,no palco eles se comportavam de maneira sobrenaturalmente profissional.
Certa vez,Michael se apresentou na noite depois de ter passado o dia todo doente.Era difícil para ele se concentrar,embora soubesse tudo de cor.Nessas horas,tinham de se lembrar de não olhar para alguém que conhecesse na platéia e também não olhar para o pai,pois essas duas coisas o distraíam e sua performance ficava prejudicada.
Michael se lembrava de um show de talentos em especial,quando ainda tinha apenas oito aninhos de idade.Eles cantaram a versão da musica "My Girl",da banda The Temptations.O local do concurso ficava só a alguns quarteirões do Roosevelt High.O número começava com as notas de abertura no baixo tocadas por Jermaine,depois as primeiras notas de guitarra tocadas por Tito e então Jermaine e Michael cantavam os versos enquanto Marlon e Jackie ficavam de fundo.Foi uma sensação maravilhosa,para todos eles,ganharem aquele troféu,o maior até então.O troféu ficou apoiado no banco da frente da kombi de Joe e voltaram para casa ouvindo o pai dizer que,se eles se apresentassem sempre como naquela noite,iriam vencer todos os concursos de que participassem.

Os ataques à aparência de Michael

Joe,um homem inteligente,porém rude,várias vezes se referiu negativamente à aparência do menino Michael.Esses comentários depreciativos vindos do próprio pai iriam marcar o astro para sempre.Joe costumava dizer a Michael que ele não havia puxado aquele "nariz largo e medonho" dele,que aquela era uma herança da família de Katherine.Os próprios irmãos deram a Michael o apelido de "narigudo",coisa que envergonhava o menino terrívelmente.Durante a adolescência,Michael continuou ouvindo do pai os mesmos comentários,dessa vez em relação a seu grave problema de acne (que é normal todos os adolescentes terem).
Seguindo a linha de raciocínio que aponta para a inveja que Joe sentia,especialmente de Michael,torna-se fácil compreender a fonte dos ataques à aparência do pequeno:impossibilitado de atacar seu talento (ele seria tachado,no mínimo,de louco se fizesse isso),Joe encontrou o ponto frágil do filho e passou a humilhá-lo.O resultado de tanta inveja e agressividade fez com que Michael nunca se sentisse à vontade com sua aparência,tendo,durante muito tempo,até mesmo evitado se olhar no espelho (vamos combinar que Michael era lindo até mesmo com espinhas).

Impróprio para menores

Joe fazia com que seus filhos se apresentassem em qualquer lugar que abrisse um espaço ao grupo.Na sua ânsia por sucesso e dinheiro,ele passava por cima dos cuidados mais elementares que os pais devem ter com seus filhos.
Não foram raras as vezes em que Michael,com apenas sete,oito anos de idade,e seus irmãos se apresentaram em bares de strippers,clubes privativos,casas de prostituição.Mesmo Katherine não concordando com aquele absurdo,nada podia fazer contra a vontade de Joe.
Certa vez,aos nove anos,Michael,nos bastidores de um show de strippers,viu uma mulher tirar lentamente a roupa até ficar apenas com sumárias lingeries.Por fim,ela arrancou duas laranjas do sutiã e a peruca:a mulher era um homem!